quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sugar Cookies - 1973

No ocaso da fantástica cena da sexploitaition americana surge esta mistura de erotismo e suspense. Nomes ilustres na produção: o futuro diretor Oliver Stone e Lloyd Kaufman, que pouco depois fundaria Troma, bastião e refúgio do cinema B e alternativo. O roteiro do próprio Kaufman e a direção coube a Theodore Gershuny, marido da estrela do filme Mary Woronov, e diretor de apenas 3 longas para o cinema, sendo que “Silent Night, Bloody Night” também adquiriu alguma fama cult, e foi realizado um ano depois, igualmente com a esposa no elenco. Ela, lembremos foi uma das estrelas da trupe do artista plástico Andy Warhol, mas se consagrou mesmo como umas divas do filme B nos anos 70. O adjetivo enigmático não lhe cai mal e aqui ela faz jus a ele no papel de Camila, uma modelo e atriz de filmes eróticos. O ambiente onde se movem os poucos personagens é justamente este universo da sexploitation e da elite de New York: ambiente retratado como amoral e devasso. Temos Max (George Sherman) um produtor de filmes pornôs, amante de joguinhos sexuais sádicos e perversos, que mata Alta(Lynn Lowry), famosa atriz de filmes pornôs, após uma de suas brincadeiras prediletas: a roleta russa. Como álibi recorre à Camila, que numa trágica coincidência era amante da atriz morta, e também dividia o leito com ele vez ou outra. A vingança dela será sutil.
Como uma Pigmalião Camilla encontra uma aspirante à atriz - fisicamente parecida com a amada -, e a molda, transformando-a em uma atraente diva do sexo softcore. Claro, que o sádico amante se deixa seduzir e se envolver na doce armadilha . Alguém lembrou, não sem razão, que há algo de “Vertigo”, obra-prima de Hitchcock na trama. Com efeito, Camila traz Alta dos mortos, reconstruindo-a no corpo de Julie. Assim como Kim Novak em “Vertigo”, a atriz Lynn Lowry interpreta os dois papéis. O cenário é uma Nova York cinza, pálida e fria. O orçamento ínfimo – apenas 100.000 dólares – não impede que o filme pareça mais sofisticado que a média do gênero, graças uma boa trilha e à direção competente. Como lembrei no início da resenha, quando o filme foi lançado a sexploitation já estava praticamente destruída pelos filmes pornôs hardcore. Mas ironicamente o filme foi classificado assim quando exibido, apesar de conter apenas cenas de lesbianismo softcore

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