segunda-feira, 1 de agosto de 2011

The Treasure of the amazon - 1985


O título está em inglês, mas trata-se de uma produção mexicana. A direção é de René Cardona Jr, filho de um dos diretores mais prolíficos do cinema popular mexicano. E demonstra nessa produção que aprendeu bem as lições do papai. Apesar de produção mexicana o elenco traz alguns veteranos do cinema americano: Stuart Whitman, John Ireland , Donald Pleasense e Bradford Dillman, além do grande ator mexicano (e diretor) Emilio Fernández.
Inicialmente fui atraído ao filme pelo título: julguei que estava em uma produção sobre o Brasil e a selva amazônica. Estava redondamente enganado: o filme se passa em um lugar imaginário, obviamente no rio Amazonas, mas de país impreciso. Diga-se de passagem, que as locações foram todas no México mesmo, pelo menos é que pude concluir depois de pesquisar na internet. Apesar da suposição errada acabei caindo em bom filme de aventuras com toques de exploitation.
A famigerada série italiana de filmes ambientados na selva, que misturavam horror, sexo e aventuras, como “Cannibal Holocaust” foi sem dúvida a matriz do filme de Cardona Jr.
A trama se desenrola em torno de vários grupos de aventureiros, sem direta conexão entre si, que se encafuam na selva à procura de uma fortuna em diamantes. Um aventureiro é um general nazista, que parte acompanhado de uma índia esquisita e peituda; outro grupo é composto por três aventureiros sem eira nem beira, violentos e ganancioso; e outro casal se enfia na selva também, com propósitos científicos. O problema é que além dos perigos da selva normais, ainda tem os Jivaros, os índios caçadores de cabeça, de tantas lendas e filmes. Ao contrário do que seria de se esperar não há cenas de sexo ou nudez, aliás, só há duas mulheres no elenco, além da citada índia peituda, tem a amiguinha sonsa dos pesquisadores, interpretada pela inglesa Ann Sidney, ex miss Mundo. Algumas escaramuças se seguem, não necessariamente entre esses três grupos, mas o final tem lá suas reviravoltas e surpresas. O conjunto final é um filme simpático e fácil de ir ate o fim, o que é suficientemente bom para uma produção como essa.

Nenhum comentário: